O que é união estável e quais são seus efeitos legais?

A união estável acontece quando duas pessoas vivem juntas de forma pública, contínua e duradoura, com o objetivo de formar uma família. Diferente do casamento, não exige formalização em cartório, mas pode ser reconhecida legalmente para garantir direitos aos companheiros.

 

Os principais efeitos da união estável são:

 

  • Reconhecimento: Não precisa de um documento para existir, mas é recomendável fazer uma escritura pública para facilitar a comprovação, principalmente em casos de separação ou falecimento de um dos companheiros.
  • Regime de bens: Por padrão, segue o regime de comunhão parcial de bens, ou seja, tudo que for adquirido durante a união é dividido entre o casal. Mas eles podem escolher outro regime por contrato.
  • Direitos sucessórios: Em caso de falecimento, o companheiro sobrevivente tem direito à herança, mas em condições diferentes das de um casamento formal.

 

Como é feita a dissolução da união estável?

Se o casal decide se separar, a dissolução pode ser feita de duas formas:

 

  • Consensual: Quando ambos concordam, pode ser feita em cartório.
  • Judicial: Quando há desacordo sobre a partilha de bens, pensão ou guarda dos filhos.

 

União estável X casamento:

 

  • O casamento tem regras mais rígidas e um processo formal para dissolução (divórcio).
  • A união estável é mais flexível, mas pode gerar os mesmos direitos e deveres, dependendo do tempo de convivência e das provas apresentadas.

Compartilhe em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advogados Associados

Atuamos com eficiência, ética e comprometimento, de forma clara e ágil, garantindo a defesa dos direitos e interesses de nossos clientes.

OAB/PR 103.367

Herik Hulbert de Almeida

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance. Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

OAB-PR 16.933

Geni Romero Jandre Pozzobom

Advogada com mais de 30 anos de experiência no mercado, principalmente na área jurídica e na prática jurídica, bem como na liderança de equipe e decisões estratégicas.

OAB/PR 108.847

Raquel Jandre Pozzobom

Especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Civil e Empresarial, e Direito Processual Civil, a Dra. Raquel Jandre Pozzobom atua com excelência tanto no contencioso judicial quanto extrajudicial. Possui ampla experiência na defesa de interesses de consumidores e empresas, com sólida atuação na elaboração e revisão de contratos, além de profundo conhecimento nas relações cíveis e comerciais.

Dr. Herik Hulbert

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance.

Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Envie sua dúvida