Como recorrer em caso de indeferimento de benefício pelo INSS?

Se o INSS negar um pedido de aposentadoria, auxílio-doença, pensão ou qualquer outro benefício, o segurado pode recorrer de duas formas:

 

1️ Recurso Administrativo (sem precisar ir à Justiça)

 

  • Prazo: O segurado tem 30 dias a partir da negativa para apresentar o recurso.
  • Onde recorrer: O pedido deve ser feito no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
  • O que precisa: Levar documentos que comprovem o direito ao benefício, como laudos médicos, carteira de trabalho e comprovantes de contribuição.

 

2️ Ação Judicial

Se o recurso administrativo for negado, o segurado pode entrar na Justiça para tentar conseguir o benefício.

 

  • Onde entrar com o processo: Na Justiça Federal ou, em alguns casos, na Justiça Estadual.
  • Prazo: O segurado tem até 10 anos para pedir a revisão da decisão.
  • Documentos necessários: Todos os comprovantes que mostrem que o INSS negou o benefício de forma errada.

 

Dicas importantes:

 

  • Sempre guarde cópias dos documentos enviados ao INSS.
  • Caso tenha dúvidas, procure um advogado especialista ou a Defensoria Pública.
  • Se o benefício foi negado por falta de tempo de contribuição, verifique se todas as contribuições foram registradas corretamente no sistema do INSS.

Compartilhe em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advogados Associados

Atuamos com eficiência, ética e comprometimento, de forma clara e ágil, garantindo a defesa dos direitos e interesses de nossos clientes.

OAB/PR 103.367

Herik Hulbert de Almeida

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance. Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

OAB-PR 16.933

Geni Romero Jandre Pozzobom

Advogada com mais de 30 anos de experiência no mercado, principalmente na área jurídica e na prática jurídica, bem como na liderança de equipe e decisões estratégicas.

OAB/PR 108.847

Raquel Jandre Pozzobom

Especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Civil e Empresarial, e Direito Processual Civil, a Dra. Raquel Jandre Pozzobom atua com excelência tanto no contencioso judicial quanto extrajudicial. Possui ampla experiência na defesa de interesses de consumidores e empresas, com sólida atuação na elaboração e revisão de contratos, além de profundo conhecimento nas relações cíveis e comerciais.

Dr. Herik Hulbert

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance.

Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Envie sua dúvida