Quais são os direitos do locatário em caso de despejo?

O despejo acontece quando o inquilino é obrigado a desocupar o imóvel por descumprimento do contrato, geralmente por falta de pagamento. No entanto, a Lei do Inquilinato garante alguns direitos ao locatário.

 

Direitos do inquilino em caso de despejo:

 

  • Prazo para desocupação: Se não houver garantias locatícias, o locatário tem 30 dias para sair após a ordem de despejo (Art. 59, §1º, VIII, Lei 8.245/1991).
  • Devolução da caução: Se o inquilino pagou caução no início do contrato, tem direito ao reembolso do valor descontados eventuais danos ou dívidas (Art. 38, Lei 8.245/1991).

 

Atenção: Em casos de inadimplência grave, o proprietário pode pedir despejo imediato por meio de uma ação judicial acelerada, principalmente quando o contrato não tem garantias como fiador ou caução.

Compartilhe em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advogados Associados

Atuamos com eficiência, ética e comprometimento, de forma clara e ágil, garantindo a defesa dos direitos e interesses de nossos clientes.

OAB/PR 103.367

Herik Hulbert de Almeida

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance. Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

OAB-PR 16.933

Geni Romero Jandre Pozzobom

Advogada com mais de 30 anos de experiência no mercado, principalmente na área jurídica e na prática jurídica, bem como na liderança de equipe e decisões estratégicas.

OAB/PR 108.847

Raquel Jandre Pozzobom

Especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Civil e Empresarial, e Direito Processual Civil, a Dra. Raquel Jandre Pozzobom atua com excelência tanto no contencioso judicial quanto extrajudicial. Possui ampla experiência na defesa de interesses de consumidores e empresas, com sólida atuação na elaboração e revisão de contratos, além de profundo conhecimento nas relações cíveis e comerciais.

Dr. Herik Hulbert

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance.

Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Envie sua dúvida