Os danos morais ocorrem quando alguém sofre um prejuízo que afeta sua dignidade, honra, imagem ou bem-estar emocional. Diferente dos danos materiais, que envolvem perda financeira, os danos morais tratam do sofrimento psicológico ou do impacto na reputação da vítima.

 

Para que alguém receba uma indenização por danos morais, é necessário provar que:

 

  • Houve uma ofensa ou humilhação grave.
  • O dano afetou a vida da pessoa de forma significativa.
  • Existe um responsável pelo dano.

 

Exemplos de situações que podem gerar indenização:

 

  • Uma pessoa é difamada nas redes sociais com informações falsas.
  • Um banco inscreve o nome do cliente no SPC indevidamente.
  • Um passageiro é impedido de embarcar injustamente em um voo e sofre grande constrangimento.

 

O juiz avalia a gravidade do caso e a condição econômica das partes para definir o valor da indenização.

Compartilhe em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advogados Associados

Atuamos com eficiência, ética e comprometimento, de forma clara e ágil, garantindo a defesa dos direitos e interesses de nossos clientes.

OAB/PR 103.367

Herik Hulbert de Almeida

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance. Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

OAB-PR 16.933

Geni Romero Jandre Pozzobom

Advogada com mais de 30 anos de experiência no mercado, principalmente na área jurídica e na prática jurídica, bem como na liderança de equipe e decisões estratégicas.

OAB/PR 108.847

Raquel Jandre Pozzobom

Especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Civil e Empresarial, e Direito Processual Civil, a Dra. Raquel Jandre Pozzobom atua com excelência tanto no contencioso judicial quanto extrajudicial. Possui ampla experiência na defesa de interesses de consumidores e empresas, com sólida atuação na elaboração e revisão de contratos, além de profundo conhecimento nas relações cíveis e comerciais.

Dr. Herik Hulbert

Advogado, Data Protection Officer (DPO) e consultor em Privacidade e Proteção de Dados, com sólida experiência na advocacia preventiva e contenciosa em diversas áreas, incluindo Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões, Contratos, e Compliance.

Também atua como gestor e elaborador de planos de implementação e adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Envie sua dúvida